Programação

08h

Credenciamento

9h

Abertura

Maria Inês Fini

Presidente do Inep

Atual Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (desde maio de 2016).
Fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, onde atuou de 1972 a 1996, exercendo cargos como docente e pesquisadora; além de funções administrativas e de representação.
Diretora de Avaliação para Certificação de Competências, sendo responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA, no INEP. Diretora do PISA no Brasil.
De 2003 a 2006, desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala para sistemas de ensino, prefeituras e secretarias de estado da educação.
De 2007 a 2010, criou e coordenou o Projeto São Paulo Faz Escola, responsável pela reestruturação do currículo e do sistema de avaliação SARESP da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
Reitora da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) em 2013, foi Diretora da F & F Educare, de 2003 até 2016. Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO). Consultora da Fundação Roberto Marinho, de 2004 a 2011; e da Abril/SOMMOS em 2014 e 2015.
Membro do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP e Consultora ad-hoc da FAPESP e do Banco Mundial.
Doutora em Educação, pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior.

9h30

Avaliação da Educação Superior

Maria Helena Guimarães de Castro

Secretária Executiva do MEC

Secretária Executiva do Ministério da Educação desde maio de 2016, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da OCDE desde junho de 2016 e co-vice-presidente e rapporteur da Aliança Global para a Alfabetização junto ao Comitê Diretivo de Educação da Unesco e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 desde setembro de 2016.
Atualmente preside o Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular /MEC .
Foi Conselheira Titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2010-2016) e Diretora Executiva da Fundação SEADE de São Paulo até 16 de maio de 2016.
No Governo do Estado de São Paulo atuou, de 2007 à abril de 2009, como Secretária de Educação. Foi também Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico deste mesmo Estado.
É Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, professora aposentada desta Universidade/IFCH onde atuou também como pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas/NEPP.

10h

Coffee Break

10h20

Conferência 1
Contribuição dos Sistemas de Avaliação para a garantia e melhoria da Qualidade da Educação Superior

Michael James

Boston College/MA-EUA

Graduado em Teologia e Psicologia pela Universidade de Notre Dame – USA. Michael James acumula cerca de 30 anos de experiência em ensino, pesquisa, administração e consultoria internacional em educação e desenvolvimento. Sua posição atual é no Boston College. É orientador na área de Educação Superior Católica no Roche Center for Catholic Education, depois de ter atuado como Vice-Presidente da Associação de Instituições de Ensino Superior Católicas em Washington, DC. Foi encarregado também de uma variedade de serviços de atendimento ao estudante nos assuntos de admissão, suporte financeiro e acomodação estudantil na Indiana University e na University of Notre Dame. Além de suas funções e docência, Dr. Michael James é diretor do Instituto de Administradores no Ensino Superior Católico. Foi editor e colaborados em diversos periódicos relacionados à Educação Superior nos Estados Unidos.
Mestrado e doutorado em Filosofia da Educação e em Administração do Ensino Superior pela Universidade de Indiana.

11h10

Sessão de Perguntas – Conferência 1

Rogério Dentello

Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Moderador)

Servidor Público Federal lotado na Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP desde 2009.
Coordenador de Avaliação in loco na DAES
Coordena o fluxo processual das avaliações pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e ações internacionais relacionadas à educação superior.
Responsável pela secretaria da Rede de Agências Nacionais de Acreditação – RANA do MERCOSUL, que gerencia o sistema ARCU-SUL.
Formador de avaliadores internacionais para o ARCU-SUL.
Assessor da DAES na Rede Iberoamericana de Garantia da Qualidade da Educação Superior – RIACES.
Integrante de Cooperação Internacional em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (Itamaraty) em projetos de implementação de sistemas de avaliação da educação superior em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Mestre em Composição pela Hochschule für Musik Köln (Alemanha)

11h30

Intervalo

11h40

Apresentação
Estrutura e procedimentos para a Avaliação Superior no Brasil: limites e novas possibilidades

Mariângela Abrão

Diretora de Avaliação da Educação Superior /DAES

Renato Augusto dos Santos

Coordenador Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior /CGCQES

Sueli Macedo Oliveira

Coordenadora Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES/CGACGIES

Alline Nunes Andrade

Coordenadora Geral do Enade/CGEnade

Mariângela Abrão:

Atual Diretora de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep), já atuou também nos cargos de Coordenadora-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, Diretora de Estudos Educacionais e  Coordenadora-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais.
Servidora pública federal do INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, carreira de Pesquisadora Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais.
Tem experiência na área educacional em: avaliação, planejamento, educação superior, qualidade de ensino, currículo, atividades complementares e projeto político pedagógico. Na área de Administração, ênfase em Gestão Empresarial, principalmente com os seguintes temas: empreendedorismo e inovação, reestruturação de negócios e planejamento estratégico.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Renato Augusto dos Santos:

Pesquisador-Tecnologista da Carreira do INEP, vinculado à Diretoria de Avaliação da Educação Superior, exercendo a função de Coordenador Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior.
Atuou como Docente, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior, Assessor de Reitoria e membro de Conselho Universitário (CONSUN), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extesão (CONSEPE) e Comissão Própria de Avaliação (CPA).
No âmbito da docência, tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores. No âmbito da gestão educacional, atuou na gestão de processos de reestruturação curricular e de implementação das novas propostas formativas, mais intensamente nas áreas da saúde e de formação de professores, e na implantação de conselho institucional de natureza consultiva e deliberativa.
Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP (2013), mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2007), especialista em Gestão em Instituições de Ensino (2010), licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003) e em Matemática pela Universidade Guarulhos (2001).

Sueli Macedo Oliveira:

Servidora do INEP/MEC (janeiro/1987).
Atual Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES/DAES/INEP.
Substituta da Diretora de Avaliação da Educação Superior
Membro representante do Inep na Comissão Técnica de Acompanhamento das Avaliações-CTAA.
Técnica em Assuntos Educacionais, Pedagoga, Especialista em Gestão da Educação.

Aline Nunes Andrade:

Pesquisadora Tecnologista em Avaliações e Informações Educacionais (INEP/MEC).
Atual Coordenadora-Geral do Enade, responsável pela concepção pedagógica das provas do Enade, Anasem e Revalida.
Desenvolve pesquisa com ênfase em Desenvolvimento da Moralidade, Formação de Personalidades Éticas e uso do método clínico piagetiano em Língua de Sinais Brasileira com a participação de pessoas surdas.
Integra o Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM/UFES), sob a coordenação da Profª Drª Heloisa Moulin de Alencar, contribuindo com o grupo de pesquisa Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais.
Doutora e mestre em Psicologia, Pedagoga e Psicopedagoga.

13h

Brunch

14h30

Mesa Redonda 1
Evolução, benefícios e integração entre avaliação interna e externa

Alexandre Silvino e Ana Carolina Oliveira

Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Moderadores)

Marion Creutzberg

Avaliadora do BASis

Carlos Monteiro de Holanda

Avaliador da BASis

Carlos Roberto Juliano Longo

ABED

Alexadre Silvino:

Pesquisador Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), lotado na Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES). Atuou como Gestor de Gente e Qualidade do Centro Universitário Estácio/Facitec de Brasíli
Professor Titular e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (FACITEC), bem como fundador e Editor Geral da e-Revista Facitec. Atuou como avaliador de Cursos de Psicologia junto ao INEP e como consultor do Instituto de Ciências do Trabalho.
Atuou como professor de pós-graduação em várias Instituições de Ensino Superior no Distrito Federal. Tema de interesse em pesquisa está relacionado à Moralidade Intuitiva e Religião, Navegabilidade e Usabilidade e Avaliação da Educação Superior.
Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília com ênfase em Ergonomia Cognitiva aplicada a Interfaces (2004). Concluiu seu estágio de Pós-Doutoramento como Pesquisador Colaborador Pleno junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (2014). Nesta Universidade conclui a graduação e o Mestrado em Psicologia.

Ana Carolina Oliveira

Pesquisadora-tecnologista em informações e avaliações educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
Atual Coordenadora Pedagógica na Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES), da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES).
Responsável pelos instrumentos avaliativos, pelas questões pedagógicas e pela assessoria do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Coordena a capacitação, recapacítacão e formação continuada de docentes para composição do BASis, que constitui o cadastro nacional e único de avaliação selecionados pelo Inep para constituição de Comissão de Avaliação “in loco”
Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio, pedagoga, especialista em educação infantil e Psicologia.

Marion Creutzberg

Professora titular da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Especialista em gestão de Instituições de Ensino Superior com foco em auto avaliação Institucional.
Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA/INEP/MEC)
Doutora em Gerontologia Médica é graduada e Mestre em Enfermagem e Obstetrícia. Possui MBA em Gestão de IES (UCS, 2013).

Carlos Almir Monteiro de Holanda

Professor associado da Universidade Federal do Ceará é o atual Diretor do Centro de Tecnologia desta Instituição.
Gestor acadêmico, especialista em Avaliação e Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA/INEP/MEC), tem larga experiência em gestão acadêmica, na graduação e na pós-graduação.
Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (1988).

Carlos Roberto Juliano Longo

Diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), representa a Associação em comissões no INPE e CNE para definição e diretrizes do marco regulatório da Educação à Distância.
Professor titular e Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Positivo onde desenvolve e supervisiona a implementação das políticas e estratégias acadêmicas e as aplicações de Tecnologias de Informação e Comunicação na graduação e pós-graduação, atuou como avaliador do INEP.
Consul Member do Gerson Lehrman Group International presta consultoria a diversos Grupos dos EUA, Europa e Ásia com interesse no mercado de Educação Superior Brasileiro e da América Latina.
Diretor Nacional de EAD da Laureate International Universities no Brasil, foi Diretor de Educação Executiva do Grupo Ibmec Educacional S/A e Vice-Presidente de Educação a Distância da Whitney International University System. Foi Diretor Executivo do FGV Online, por 10 anos.
Agraciado em novembro 2007, com o  Prêmio Destaque em Educação na modalidade de Educação a Distância pelo instituto IPAE - RJ (Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação).
Engenheiro civil, MBA com PhD em gestão pela Newcastle University – Inglaterra.

16h10

Mesa Redonda 2
Participação do Inep em ações internacionais ARCU-SUL; RIACES e projetos de cooperação

Rogério Dentello

Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Moderador)

Anna Pérez

Agência Brasileira de Cooperação/Itamaraty

Raúl Aguilera Méndes

RIACES/Paraguai

Rogério Dentello

Servidor Público Federal lotado na Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP desde 2009. Coordenador de Avaliação in loco na DAES
Coordena o fluxo processual das avaliações pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e ações internacionais relacionadas à educação superior.
Responsável pela secretaria da Rede de Agências Nacionais de Acreditação – RANA do MERCOSUL, que gerencia o sistema ARCU-SUL.
Formador de avaliadores internacionais para o ARCU-SUL.
Assessor da DAES na Rede Iberoamericana de Garantia da Qualidade da Educação Superior – RIACES.
Integrante de Cooperação Internacional em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (Itamaraty) em projetos de implementação de sistemas de avaliação da educação superior em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Mestre em Composição pela Hochschule für Musik Köln (Alemanha).

Anna Pérez

Analista de Projetos, desde dezembro de 2009, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Coordena de ações para concepção, programação, elaboração e execução de projetos e atividades de Cooperação Técnica Internacional, com foco na modalidade Sul-Sul.
Bacharel em Sociologia com experiência na área de coordenação, planejamento, análise, avaliação e monitoramento de projetos para implementação de políticas públicas, adquiridas no exercício de funções técnicas de assessoramento e gestão em instituições públicas e de projetos de cooperação técnica internacional e organismo não-governamental.

Raúl Aguilera Méndez

Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Educação Superior – ANEAES, do Paraguai.
Presidente da Rede Ibero-americana para a Garantia da Qualidade na Educação Superior – RIACES.
Formado em Ciências da Educação, especialista em Avaliação da Educação Superior, mestre em Planejamento e Condução Estratégica Nacional, doutor em Educação com ênfase em Educação Superior pela Universidade Americana de Assunção.
Possui várias publicações na área de legislação educacional.

17h50

Coquetel

9h

Conferência 2
Medidas de Qualidade no Ensino Superior:
Qual o papel de avaliações de estudantes em países da OCDE?

Thomas Weko

OCDE - Paris/França

Analista sênior na divisão de Aconselhamento e Implementação de Políticas Educativas do Diretório de Educação e Competências da OCDE. Atuou como Pesquisador Sênior de Ensino Superior no Instituto Americano de Pesquisa (American Institutes for Research); Diretor do Serviço de Planejamento de Políticas Educativas e Pesquisa do Departamento de Educação dos Estados Unidos e como Comissário Associado de Educação Pós-secundária, para Adultos e Carreiras no Centro Nacional de Estatísticas de Educação (EUA). Atuou também como analista sênior em uma agência para accountability do Congresso Americano (US Government Accountability Office) e em uma agência pública de educação superior do estado de Washington (Washington State Higher Education Coordinating Board). Thomas foi um Atlantic Fellow do Instituto de Políticas de Educação Superior ligado à Universidade de Oxford e colaborou com o projeto da OCDE Tertiary Education for the Knowledge Society. Doutor pela Universidade de Minnesota e pesquisador (Research Fellow) do Brookings Institution.

10h

Sessão de Perguntas – Conferência 2

Alline Nunes Andrade e Renato Augusto Santos

Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Moderadores)

Alline Nunes Andrade

Pesquisadora Tecnologista em Avaliações e Informações Educacionais (INEP/MEC).
Atual Coordenadora-Geral do Enade, responsável pela concepção pedagógica das provas do Enade, Anasem e Revalida.
Desenvolve pesquisa com ênfase em Desenvolvimento da Moralidade, Formação de Personalidades Éticas e uso do método clínico piagetiano em Língua de Sinais Brasileira com a participação de pessoas surdas.
Integra o Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM/UFES), sob a coordenação da Profª Drª Heloisa Moulin de Alencar, contribuindo com o grupo de pesquisa Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais.
Doutora e mestre em Psicologia, Pedagoga e Psicopedagoga.

Renato Augusto Santos

Pesquisador-Tecnologista da Carreira do INEP, vinculado à Diretoria de Avaliação da Educação Superior, exercendo a função de Coordenador Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior.
Atuou como Docente, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior, Assessor de Reitoria e membro de Conselho Universitário (CONSUN), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extesão (CONSEPE) e Comissão Própria de Avaliação (CPA).
No âmbito da docência, tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores. No âmbito da gestão educacional, atuou na gestão de processos de reestruturação curricular e de implementação das novas propostas formativas, mais intensamente nas áreas da saúde e de formação de professores, e na implantação de conselho institucional de natureza consultiva e deliberativa.
Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP (2013), mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2007), especialista em Gestão em Instituições de Ensino (2010), licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003) e em Matemática pela Universidade Guarulhos (2001).

10h20

Coffee Break

10h40

Mesa Redonda 3
Avaliação em larga escala na Educação Superior no Brasil: óticas contemporâneas e novos caminhos

Webster Spiguel Cassiano e Alline Nunes Andrade

Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Moderadores)

Mauro Luiz Rabelo

UnB/DF

Claudette M. Medeiros Vendramini

USF/SP

Dalton Francisco Andrade

UFSC/SC

Alline Nunes Andrade

Pesquisadora Tecnologista em Avaliações e Informações Educacionais (INEP/MEC).
Atual Coordenadora-Geral do Enade, responsável pela concepção pedagógica das provas do Enade, Anasem e Revalida.
Desenvolve pesquisa com ênfase em Desenvolvimento da Moralidade, Formação de Personalidades Éticas e uso do método clínico piagetiano em Língua de Sinais Brasileira com a participação de pessoas surdas.
Integra o Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM/UFES), sob a coordenação da Profª Drª Heloisa Moulin de Alencar, contribuindo com o grupo de pesquisa Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais.
Doutora e mestre em Psicologia, Pedagoga e Psicopedagoga.

Mauro Luiz Rabelo

Professor associado do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília e Diretor de Desenvolvimento da Rede de IFES da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC).
É membro do Comitê Técnico-Científico (CTC) da Educação Básica da Capes.
Atua no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional -PROFMAT. Especialista em Matemática na área de Avaliação Educacional, com ênfase em avaliação de sistemas e de programas, construção e análise de itens para avaliações de larga escala (ENEM, ENADE, ENCCEJA, SAEB, PROVA BRASIL, PISA, PAS/UnB) e avaliação de competências.
Foi Presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação na gestão 2014-2015.
Doutor em Matemática (1987) com pós-doutorado pela Stanford University, concluiu sua graduação, mestrado e doutorado na Universidade de Brasília – UNB.

Claudette M. Medeiros Vendramini

Docente do Curso de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco-USF.
Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA/INEP/MEC), coordenadora do Programa de Avaliação Discente da USF e coordenadora brasileira do International Statistical Literacy Project (ISLP).
Foi consultora ad hoc do MEC/INEP para avaliação do ENADE e multiplicadora do Programa de Capacitação de Avaliadores do BASis/MEC.
Especializou-se em Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente em educação estatística, ensino superior e avaliação educacional em larga escala.
Doutora em Educação pela UNICAMP, tem graduação e mestrado na área de Estatística.

Dalton Francisco Andrade

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua em programas de pós-graduação dos Departamentos de Engenharia de Produção e de Informática e Estatística.
Pesquisador Associado da Fundação Vunesp, consultor do INEP/MEC em Métodos Quantitativos para Avaliação Educacional, desde 1998, é atualmente Membro da Comissão de Psicometria e do Comitê Técnico de Avaliação da Formação Médica para a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem).
PhD em Biostatistics pela University of North Carolina at Chapel Hill, USA (1984) é graduado e licenciado em Matemática (1973) e Mestre em Estatística (1977), ambos os títulos obtidos na Universidade de São Paulo – USP.

14h

Mesa Redonda 4
O papel do Enade e dos Indicadores na Indução da Qualidade na Educação Superior

Mariângela Abrão

Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Moderadora)

Antônio Carbonari Netto

CNE

Paulo Barone

SESU

Henrique Sartori de Almeida Prado

SERES

José Janguiê B. Diniz

ABMES

Fábio do Prado

CRUB

Mariângela Abrão

Atual Diretora de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep), já atuou também nos cargos de Coordenadora-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, Diretora de Estudos Educacionais e  Coordenadora-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais.
Servidora pública federal do INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, carreira de Pesquisadora Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais.
Tem experiência na área educacional em: avaliação, planejamento, educação superior, qualidade de ensino, currículo, atividades complementares e projeto político pedagógico.
Atua na área de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial, principalmente com os seguintes temas: empreendedorismo e inovação, reestruturação de negócios e planejamento estratégico.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Antônio Carbonari

Membro Titular Vitalício da Academia Brasileira das Ciências da Administração, Presidente da Miami University of Science and Technology, Hollywood – FL – USA, Diretor Técnico da ABMES, Vice-Presidente do SEMESP.
Foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SP (1990-1993), Conselheiro Titular do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2009-2010) e Fundador/ Presidente da Anhanguera Educacional S.A.
Licenciado em Matemática – PUCCAMP, Especialista em Educação Matemática – USF/CAPES, MBA em Gestão Universitária – UNIMARCO, Mestre em Administração, Comunicação e Educação, Universidade São Marcos, SP.

Paulo Barone

Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC. Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2004--‐2012, 2014--‐2018), foi Presidente da Câmara (2008-2010).
Tem larga experiência em gestão e avaliação educacionais e em outros temas em Educação Superior
Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 1986) é também Pesquisador na área de Física, especialista em Estrutura Eletrônica de Moléculas Bioativas e de Nanodispositivos.

Henrique Sartori de Almeida Prado

Secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC).
Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, na área de Direito e Relações Internacionais.
Chefiou o gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados e Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação.
Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudo Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (IREL-UNB) e Bacharel em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986) e em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1985). Mestre (1989) e Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1996)

José Janguiê Bezerra Diniz

Presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.
Reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e da Universidade da Amazônia (Unama).
Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional.
Mestre e Doutor em Direito.

Fábio de Prado

Reitor do Centro Universitário FEI, Vice-Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Coordenador Suplente do Fórum das Instituições de Educação Superior Confiadas à Companhia de Jesus no Brasil – FORIES, segundo Vice-presidente da AUSJAL – Associação das Universidade confiadas à Companhia de Jesus na América Latina e membro do Conselho Fiscal da ABRUC – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias.
Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, é bacharel e licenciado em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

15h30

Coffee Break

15h50

Mesa Redonda 5
Perspectivas sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasileira

Renato Augusto dos Santos

Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Moderador)

Francisco Louzada Neto

USP/SP

Girlene Ribeiro de Jesus

UnB/DF

Robert Evan Verhine

UFBA/BA

Paulo Antônio Gomes Cardim

CONAES

Renato Augusto dos Santos

Pesquisador-Tecnologista da Carreira do INEP, vinculado à Diretoria de Avaliação da Educação Superior, exercendo a função de Coordenador Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior.
Atuou como Docente, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior, Assessor de Reitoria e membro de Conselho Universitário (CONSUN), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extesão (CONSEPE) e Comissão Própria de Avaliação (CPA).
No âmbito da docência, tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores. No âmbito da gestão educacional, atuou na gestão de processos de reestruturação curricular e de implementação das novas propostas formativas, mais intensamente nas áreas da saúde e de formação de professores, e na implantação de conselho institucional de natureza consultiva e deliberativa.
Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP (2013), mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2007), especialista em Gestão em Instituições de Ensino (2010), licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003) e em Matemática pela Universidade Guarulhos (2001).

Francisco Louzada Neto

Professor Titular da Universidade de São Paulo, junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, Diretor do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), Coordenador do Laboratório de Estudos do Risco (CER-USP), Editor dos periódicos Brazilian Journal of Probability and Statistics e Sankhya A, e das Séries de livros SpringerBriefs in Statistics - BSA (Springer) e Fisher Project of Statistical Books (Blucher). 
Atua nas áreas de Análise de Sobrevivência e Confiabilidade, Data Science, Desenvolvimento de Sistemas de Avaliação, Testes Diagnósticos, Inferência Bayesiana, Modelos Não-Lineares, Modelos de Risco.
PhD em Estatística pela Universidade de Oxford (1998), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1991), Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (1988).

Girlene Ribeiro de Jesus

Professora na Universidade de Brasília, credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação, com linha de pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação.
Vice-líder do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gpaes) e líder do grupo de pesquisa: Política e Avaliação da Educação Básica.
Participou do Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior – GEIES, idealizado pelo Inep e atualmente participa da Comissão de Psicometria do Inep.
Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, com área de interesses de pesquisa: política e avaliação da educação básica e superior, monitoramento e avaliação de programas educacionais e sociais, indicadores e metas educacionais, matrizes de referência e testes educacionais.

Robert Evan Verhine

Professor Titular (aposentado) da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Atua como Professor Cooperante da Universidade Nacional da Timor Larosa e como membro do Conselho Diretor da Comissão Fulbright do Brasil e da Comissão Editorial do CNPq.
Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFBA, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), Representante da Área de Educação junto à CAPES, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE).

Paulo Antônio Gomes Cardim

Presidente da CONAES - COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, desde março de 2017, membro da Comissão Executiva do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, desde 2008 com vasta experiência em Educação Superior.
Professor, advogado e, desde 1993, Diretor-Presidente da “Febasp Associação Civil”, entidade mantenedora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde iniciou suas atividades em 1964, na secretaria Geral e atualmente é o Reitor.

17h20

Lançamentos:
- Prêmio: Melhorias e Inovações nos Processos de Avaliação da Educação Superior
- Portaria Normativa: Avaliação da Educação Superior (renovação da "Portaria 40")
- Novos instrumentos de avaliação externa da Educação Superior: IES e Curso

Mendonça Filho

Ministro de Estado da Educação

Maria Inês Fini

Presidente do Inep

Mariângela Abrão

Diretora de Avaliação da Educação Superior

18h10

Encerramento